quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cuidar da pele é para todos!

Caros leitores, o assunto deste blog é vida saudável e é voltado a todo e qualquer público. Mas quando a gente entra num tema como cuidar do rosto, sempre tem alguém dizendo que isto é coisa só para mulheres, que macho não passa creminho na cara, etc. etc. Como eu já disse em outros posts, cuidar da pele pode fazer a diferença em diversas situações na vida. Uma pele bem cuidada traduz alguém seguro de si e com auto-estima. Mas... e se alguém souber? E se fizerem comentários maldosos? E se...? Querido! Este tipo de comentário maldoso traduz uma mente fechada, incapaz de assimilar novas e modernas idéias. Ou falta do que fazer. Além do mais, é impossível agradar a todos por todo o tempo. Cuide da sua pele, pois só você pode fazer isso e é uma maravilha olhar no espelho e gostar do que vê. É muito bom estar cheiroso, com uma pele viçosa, um belo sorriso, é ou não é? Quanto às tolices dos outros, relaxe! Aperte o botão do F... e seja feliz, que a vida é curta, tá?

domingo, 11 de setembro de 2011

Tipos de pele do rosto: com vocês, a zona T!

Com certeza vocês já viram este tipo de descrição em vários lugares e vale a pena explicar melhor para vocês saberem o que comprar, pois este é um detalhe que faz toda a diferença. Como eu falei no post anterior, o rosto é um dos lugares em que a pele tem mais glândulas sebáceas. E o lugar do rosto que tem mais glândulas sebáceas é a zona T, ou seja: fronte, nariz e queixo. Assim, podemos classificar a pele do rosto como:
Oleosa: é um rosto que brilha por igual, os poros são mais visíveis e abertos, existe tendência a acne.
Seca: é o oposto, mais opaco, poros fechados, com tendência a aparentar envelhecimento.
Mista: é oleosa na zona T e seca no restante do rosto.
Normal: é toda equilibrada, na medida certa, sem excessos. Aqui entre nós, um luxo!
Dicas para facilitar:
1. Geralmente as pessoas mais idosas terão a pele mais ressecada que as mais jovens.
2. Geralmente os homens terão a pele mais oleosa que as mulheres.
Mas tudo isso a grosso modo, nem sempre é fácil fazer esta classificação. Por exemplo: uma pessoa pode ter o rosto descamando porque está ressecado ou porque está oleoso. Vale testar o produto antes e ver como você se sente. O certo é a pele absorver rapidamente e você não se sentir melecado o dia todo.
Usem estas dicas para comprar cremes, maquiagem, protetor solar e tudo o que forem usar no rosto.

Cuidar do rosto: isso não é frescura, viu?

A pele não é igual no corpo todo. O rosto é uma das áreas mais ricas em glândulas sebáceas e é interessante cuidar dele de forma especial. É ele que te apresenta para o mundo. É com ele que você sorri. Uma boa fisionomia pode te dar um emprego, fechar um negócio, ou iniciar um romance. Já pensou? Seja você homem ou mulher, vale a pena dedicar um tempinho umas duas vezes ao dia para estes cuidados.
Passo 1: Limpeza. O nome já está dizendo, serve para retirar impurezas, ou a maquiagem, se for o caso. Existem sabonetes e loções especiais para isso. Sem essa de sabonete barato, feito de sebo de animal e soda cáustica, por favor!
Passo 2: Tonificação. O tônico serve para uma limpeza mais profunda e também para equilibrar o pH da pele. É fresquinho, muito bom mesmo! Um bom tônico não deve conter álcool, pois o álcool resseca demais a pele. Pode ser aplicado com algodão, com gaze, com um lenço de papel ou com a mão mesmo. Cada um se ajeita de uma forma.
Passo 3: Hidratação. Serve para deixar o rosto mais macio e, se for o caso, pronto para a maquiagem. Durante o dia, opte por um que tenha protetor solar. À noite, um com nutritivos. Você vai sentir a diferença!
Este é o básico, ok? Pode ter mais coisas, como um antiidade ou algo para a área dos olhos. Cada caso é um caso. Vale lembrar ainda duas coisas:
Uma: Estes produtos devem ser adequados ao seu tipo de pele: normal, seca, mista ou oleosa. Vou explicar isto com detalhes em outro post. Mas seu dermatologista pode ajudar.
Duas: Se você estiver usando alguma medicação para alguma doença de pele que esteja afetando o rosto, pergunte ao dermatologista como você pode adaptar esta rotina diária ao tratamento que você está fazendo.