
Para ser considerado cirurgião craniofacial, o médico, que já estudou 6 anos de Medicina, estuda mais 2 anos de Cirurgia Geral, 3 anos de Cirurgia Plástica e 2 anos de Cirurgia Craniofacial. Com pelo menos 3 provas de residência pelo meio. Ou seja, eu que tenho só 6 de Medicina, 2 de Dermatologia e 2 de Estética Médica acabo me sentindo meio... "analfa"! Mas tudo bem, no peito dos "analfas" também bate um coração. Eu chego lá...
Mas voltando: o grupo FACE atende pacientes pelo SUS de todo o estado de São Paulo. Poderiam atender mais, mas agora o SUS dificulta que um paciente seja atendido fora de seu estado de origem, mesmo que o seu estado de origem não disponha do atendimento de que ele precisa (hey...como assim?). Mais ainda: os planos de saúde não costumam cobrir este tipo de cirurgia, que costuma ser cara para a imensa maioria dos mortais. Sendo assim, a dra Vera "sobrevive" da Cirurgia Plástica dita "convencional" e tem a Cirurgia Craniofacial como seu... esporte caro! De novo... como assim??? Quanta gente mais poderia ser beneficiada se quem tem uma especialidade tão linda e tão exigente pudesse se dedicar exclusivamente a ela, à assistência, ensino, pesquisa ou o que fosse. E ser adequadamente remunerado por isto, para manter seu padrão de vida, e não ganhar os valores irrisórios que o SUS e os convênios nos pagam pelo nosso trabalho. Pergunte a uma criança que nasceu com uma deformidade craniofacial e foi agraciada com uma ou diversas destas cirurgias o quanto ela foi beneficiada. São situações em que na ausência de tratamento, o cérebro não teria espaço para crescer ou a face teria deformidades que tolheriam seriamente o convívio social. Dentre outras tantas. Quanto esta criança ou esta família pagariam se pudessem?
Por outro lado, nós médicos também temos despesas, contas para pagar e outras trivialidades. Quando o SUS ou os convênios diminuem drasticamente o valor do nosso trabalho, a responsabilidade que nosso trabalho traz não diminui na mesma proporção.
A reflexão que gostaria de deixar aqui é: PARA ONDE ESTAMOS INDO?
Site do grupo FACE: www.facebrasil.org.br
Parabéns, parabéns queridos! Nem os conheço, mas como os amo, como torço, como quero ajudar! Se precisarem de mão, seguro um ferro que é uma beleza! Onde é que eu me escovo?