
Existem dois mecanismos pelos quais um filtro solar age. Um deles é o chamado químico, através de substâncias químicas diversas, como o PABA, a avobenzona, o eusolex e outros tantos. O outro é o físico, que forma uma barreira na pele, como o dióxido de titâneo Os filtros físicos ficam um pouco opacos quando são aplicados, isso é normal. Existem ainda os filtros que agem pelos dois mecanismos. Guardar o nome destas substâncias não é tão importante. Importante é saber como cada uma delas protege você. Os filtros com componente físico podem ser coloridos da cor da pele e assim disfarçar alguma mancha que você não queira mostrar para qualquer um, o que em muitas situações pode ser interessante. Os filtros físicos são ainda bastante usados em crianças pequenas ou pessoas alérgicas aos filtros químicos.
Quando você for escolher um filtro, deve ainda conhecer sua consistência. As loções cremosas ficam bastante legais para peles mais secas, mas serão insuportáveis por quem tiver acne, por exemplo. Os filtros em gel ficam melhores para peles oleosas, mas devem ser reaplicados mais frequentemente, pois saem com água ou suor. Os sprays são muito bons para áreas com pelos, inclusive o couro cabeludo calvo.
O que no rosto, o que no corpo? Sinceramente? Eu costumo usar o mesmo no corpo todo, a não ser em casos especiais. Se a prateleira do seu banheiro ficar muito cheia de cremes, a tendência de algum ser esquecido é grande, a não ser que você seja especialmente metódico. E tenha tempo de sobra. Eu sou pelas coisas mais práticas, para que complicar?
Gestantes, usem fotoprotetor para evitar as manchas de gravidez que tanto incomodam.
Fotoprotetor abaixo de 15, adianta muito pouco, não jogue dinheiro fora.
Reaplique a cada duas horas ou pelo menos uma aplicação de manhã e outra após o almoço.