Após sair do banho, procure secar bem seus pés, especialmente os espaços entre os dedos, e procure notar se existem frieiras ou outra alteração, caso existam procure o médico para ser examinado e medicado. Por uma simples frieira podem entrar infecções mais sérias, não vacile.
O momento em que você sai do banho também é o melhor momento para cortar as unhas. Mantenha-as curtas, mas não exageradamente (no "sabugo"). E não corte os cantos. Qualquer alteração nas unhas também deve ser examinada pelo médico, que indicará um remédio adequado.
Procure não usar lixa nas plantas dos pés. A aspereza desta região pode perfeitamente ser resolvida com cremes hidratantes adequados. Rachaduras, especialmente as que sangram, devem motivar uma consulta ao médico.
Use sapatos confortáveis, evite os de bico fino, bem como saltos muito altos o dia todo. Sacuda bem os sapatos antes de calçá-los, para remover qualquer pedrinha. Você pode não perceber a pedrinha se tiver alteração da sensibilidade. Aí, a pedrinha vai ficar o dia inteiro machucando seu pé. Pode até criar feridas. Cuidado.
Procure não usar o mesmo sapato dois dias seguidos, especialmente no caso de sapatos fechados. Deixe-os arejando 24 hs antes de usar novamente.
Vamos recapitular o que foi dito no início. Se você encontra um machucado (um corte, por exemplo) e não sabe como aconteceu, NÃO SENTIU acontecer, isso é a alteração de sensibilidade. Causas mais comuns: diabetes, alcoolismo, hanseníase. Procure o médico para investigar.
Faltou falar aqui das calosidades. Mas elas merecerão um post à parte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário