sábado, 12 de junho de 2010

você é responsável pela sua cura - parte 3: pele e mente

Existe um capítulo inteirinho na dermatologia dedicado às dermatoses influenciadas pelo estado mental: a psicodermatologia. Imaginem a importância do tema! Diversas explicações foram propostas para isso. Uma que eu considero bem interessante é a embriológica. Acontece que quando somos embriões no ventre de nossa mãe (fase em que muitas vezes nossa mãe nem desconfia que a gente existe), o mesmo tipo celular, chamado de ectoderma, origina a pele e o sistema nervoso central. Mas também é fato que a nossa pele é o grande órgão com o qual temos contato direto. Assim, muitas vezes ela é feita de "saco de pancadas", nela descontamos o que não está bem na mente. Injustiça! Mas é assim. Uma professora minha da UFRJ diz que não existe justiça biológica e eu concordo plenamente com ela.
A título de ilustração, vejamos algumas dermatoses influenciadas pelo estado mental: psoríase, vitiligo, eczema atópico, alopécia areata.
Isso significa que muitas vezes para melhorar da pele, você vai precisar melhorar a mente. Pode ser necessária ajuda de um terapeuta. Atividade física também pode ser útil, porque ajuda a descarregar adrenalina. Mas tem que ser uma atividade prazerosa, não pode ser uma coisa que você detesta fazer, senão o tiro sai pela culatra. Amigos podem ajudar. Música também. Mas é muito importante você acreditar francamente no sucesso do tratamento. Confiar em quem está te tratando, seguir as prescrições e ter uma atitude mental positiva são mais importantes do que a gente pensa. Aqui é importante observar o seguinte: a diferença entre cura e remissão. Cura significa que a causa do problema foi removida. Exemplo: você tem uma pneumonia bacteriana. Toma antibióticos, outos medicamentos de suporte, a bactéria morre e pronto, lá está você novinho em folha. Remissão é quando a causa do problema não pode ser removida, mas você pode ficar sem os sintomas. Exemplo: obesidade. Você está acima do peso, faz um tratamento bem orientado e recupera o peso nomal. Mas se bobear, se comer errado, engorda novamente! Em muitos casos de doença de pele, não se pode remover completamente a causa. Aliás, é comum que não se conheça exatamente a causa. Por isso muitos médicos dirão: não tem cura. Mas você pode ficar com a sua pele limpinha por muito tempo, até para o resto da vida. Ou seja: você está em remissão. Não é bom? Não é isso que a gente quer, ficar com a pele livre daquilo que tanto nos incomoda? Então, sinceramente: afaste este medinho, este "e se" a doença voltar, "e se" não der certo... Vai dar certo, acredite! Tenha fé. Se você não tem religião nenhuma, tenha ao menos fé na capacidade do seu organismo de se regenerar. Se é a sua criança que está doente, ou alguém que dependa de você, ou confie muito em você, ajude com palavras de estímulo e otimismo. Não é balela, funciona muito mais do que você imagina. Havendo qualquer contratempo, seu dermatologista estará lá para te ajudar.

Nenhum comentário: